Affordance e Umwelt

Affordance é, por assim dizer, um conceito físico de suporte. Para exemplificar, vamos utilizar os jogos.
Dentro de um ambiente virtual de jogo existe, obviamente, um espaço físico (virtual) de interação. Para haver a sensação de presença e imersão, este ambiente precisa estar dentro dos conceitos de affordance, ou seja, deve haver uma superfície “física” de suporte, pela qual o personagem se locomove e ambos devem responder de acordo com as propriedades básicas da física. Porém, o ambiente virtual não precisa ser verossímel desde que a interação personagem e ambiente seja plausível considerando as “regras do jogo”. Por exemplo, o personagem pode ter a habilidade de voar, no entanto, se em determinado momento o personagem estiver carregando um peso a mais, a diferença deve ser sentida no ato de voar, acrescentando dificuldades tais como alcance de atitude, temo de vôo, ou qualquer outra que melhor se encaixar no jogo.

Ao considerar o ambiente virtual e o conceito de affordance, é impossível deixar de considerar também o conceito de Umwelt.
Umwelt (em torno) representa o mundo ao “meu” redor. É a percepção desse mundo a partir de cada espécie. A espécie humana, por exemplo, constrói extensões de seu corpo, como as extensões de transporte, memória, visão, e, com isso, expande o Umwelt.
Partindo, então, para os games, podemos dizer que eles incorporam e simulam um Umwelt num ambiente virtual. Nele, o Umwelt, ou percepção do ambiente, não são do ponto de vista da espécie humana, mas a partir do personagem, é o Umwelt dele que é trabalhado no ambiente virtual.

Anúncios
Esse post foi publicado em Affordance, O design da narrativa como simulação imersiva, Termos, Umwelt e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s